5 de set. de 2014

Local Trip em Visconde de Mauá/RJ sedia dias 06 e 07 Setembro a 4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Mountainboard 2014


AtletaThiago Solon - Foto Matheus Botelho

Circuito Brasileiro de Mountainboard 2014 - 4ª Etapa – Visconde de Mauá – RJ – Dias 06 e 07 /Setembro/2014
Texto / release: Fernando Gazzola  
Diretor de Comunicação da AMERJ - Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro e Representante IMA - International Mountainboard Association

Data: 06 e 07 de Setembro de 2014;

Modalidades: Downhill, Boardercross, Slopestyle e Big Air;

Categorias: Profissional, Master, Amador 1, Amador 2 (Iniciante) e Feminina;

Onde: Local Trip Mountainboard Park - Estrada Mauá-Rio Preto,
km 9, Campo Alegre, Visconde de Mauá, RJ

Evento gratuito

A etapa do Circuito Brasileiro de Mountainboard em Visconde de Mauá - RJ será realizada pelo décimo primeiro ano consecutivo, trata-se do campeonato de mountainboard mais tradicional das Américas. A etapa reúne os melhores atletas do País e conta com certificação internacional da IMA – International Mountainboard Association. Já estão confirmados alguns dos melhores atletas do Brasil, oriundos de 4 Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Neste ano temos 5 etapas válidas pelo Circuito Brasileiro, que fazem do Brasil o país com o maior número de eventos nacionais do mundo, empatado com a Inglaterra, segunda dados da IMA – International Mountainboard Association – entidade máxima do esporte.

O evento será realizado no Local Trip Mountainboard Park, no vilarejo de Campo Alegre que fica a 9 kilômetros de Visconde de Mauá. O local possui um complexo de pistas que engloba todas as modalidades do esporte, é considerado a “Meca” do esporte no Brasil já que o dono do terreno, o Paulo Solon, é o pioneiro do esporte no País e grande incentivador do esporte.
Atleta: Fernando Gazzola - Foto: Caua Csick

As 4 modalidades de competição serão disputadas. No Downhill, os competidores descem um de cada vez uma pista com 300 metros de extensão e com diversos obstáculos. Nesta modalidade ganha quem for mais rápido na briga pelo cronômetro. No Boardercross, 3 atletas largam juntos e descem a pista lado-a-lado, são realizadas diversas baterias em formato mata-mata e quem vence passa para a outra fase. O Slopestyle é disputado em uma pista de aproximadamente 150 metros de extensão, repleta de rampas, corrimões e com um quarter-pipe no final. Vence o atleta que desferir as manobras mais técnicas e aproveitar melhor o trajeto. No Big Air os atletas das categorias Profissional, Master e Amador 1 tem direito a realizar 7 saltos, os 5 melhores entram para compor a nota. Na categoria Feminina serão 5 saltos e valem os 3 melhores. Os quesitos avaliados pelos juízes são: dificuldade técnica das manobras, amplitude, estilo e recepção. Repetição de manobras desconta pontos por falta de criatividade, manobras de “swith stance”, base trocada, terão acréscimos. Por motivo de segurança a categoria Amador 2 (Iniciante) não terá a modalidade Big Air. 
Atleta: Thiago Solon - Foto: Germano Viegas

O evento é organizado pela AMERJ – Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro e contará com o apoio das outras associações estaduais para formar o corpo técnico. O patrocínio é da Local Trip Mountainboards e da Prefeitura de Resende, Secretaria de Esporte e Lazer. Lojas de skate da região garantirão a premiação aos atletas. O evento é gratuito para o público. A inscrição para os atletas da categoria Profissional é no valor de 50 reais, as outras categorias pagam 30 reais. O prazo de inscrição é até às 10hs da manhã no sábado, no local do evento.
Cronograma
Sábado 06/09:
• 8h30 Pista Livre para treinos e inscrições
• 10h Encerramento das inscrições
• 11h Inicio da tomada de tempo Iniciante, Amador e Feminino
• 12h30 Parada para lanche ou almoço
• 14h Inicio da tomada de tempo Pro e Master
• 16h Boarder Cross Iniciante, Amador, Feminino, Master e Pro
• 19h Início das provas do Slopestyle Amador, Master e Pro
Domingo 07/09
• 10h Boardercross semi-finais e finais Pro e Master
• 14h Treino livre para competidores no Big Air
• 15h Início das provas Big Air Amador e Feminino
• 16h Início das provas Big Air Master e Pro
• 19h Entrega das premiações das modalidades encerradas no dia
* Este cronograma poderá sofrer alterações. Em caso de ameaça de chuva os horários poderão ser remanejados priorizando a categoria Profissional.
Atleta: Assef Ribeiro - Foto: Matheus Botelho

Sobre o Mountainboard / Breve Histórico
O Mountainboard é um novo esporte, criado no início da década de 90 por praticantes de snowboard da Califórnia que sentiam falta de praticar o esporte nos períodos sem neve. O equipamento é composto por uma prancha com eixos resistentes, presilhas para encaixar os pés e 4 pneus com câmaras de ar, permitindo a prática sob qualquer superfície: terra, grama, pedra, asfalto, areia dura etc. O mountainboard mistura sensações de surf, skate e  snowboard e ganha adeptos no mundo todo por conta da sua versatilidade.
Atleta Fernando Gazzola - Foto Alex Carvalho

Pioneirismo no Brasil:
O esporte foi introduzido no Brasil em 1997 em Visconde de Mauá – RJ, através de Paulo Solon, surfista veterano, carioca e fundador da Local Trip Mountainboards, que fabrica os equipamentos. Possui, na fazenda, um complexo de pistas com as 4 modalidades do esporte: Downhill, Boardercross, Slopestyle e Big Air. O local conta com instrutores treinados e certificados pela IMA – International Mountainboard Association. Mais informações no site: www.localtrip.com.br
Cenário brasileiro atual

Atualmente o Brasil é o País com o maior número de eventos no mundo, empatado com a Inglaterra. São 5 etapas no Circuito Brasileiro de 2014. Em todo o Brasil, temos 20 locais para a prática do esporte em alta performance, confira acessando o link: http://enjoytherideforfun.blogspot.com.br/p/pistas-e-picos-para-an.html
Atleta: Thiago Solon - Foto: Matheus Botelho


 Texto / release: 
Fernando Gazzola  
Diretor de Comunicação da AMERJ - Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro
Representante IMA - International Mountainboard Association 
Mais informações para a imprensa:
Fernando Gazzola – Gazzola Comunicação
Tels (21) 98811-9899
Das 10h às 21h.
ou e-mail: fernandogazzola@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário